
Rinoplastia
Como cada indivíduo é único e tem carga genética própria, não é possível escolher arbitrariamente um nariz que se deseja ter, mas sim corrigir e melhorar o próprio nariz, dentro de suas características e possibilidades individuais.
O objetivo da Rinoplastia é harmonizar a face através da alteração principalmente do formato e tamanho do nariz, de modo a torná-lo mais natural e em equilíbrio com os demais componentes do rosto.
Em alguns casos, problemas de respiração, relacionados à estrutura nasal interna, podem ser corrigidos na mesma cirurgia.
Perguntas frequentes
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA A CIRURGIA?
Para submeter-se a rinoplastia é necessário aguardar o desenvolvimento completo da face, que se dá ao final da adolescência. Desde que se tenha boa saúde, não há limite de idade para remodelar o nariz.
COMO É A CIRURGIA?
A cirurgia é realizada principalmente através da modelagem dos ossos e cartilagens que compõem o nariz. São realizadas incisões na parte interna das narinas (mucosa nasal) e, se necessário, na columela, que é a parte inferior do nariz, contínua com o lábio superior. Dessa forma, as cicatrizes são em sua maioria internas, sendo que a cicatriz localizada na columela tem apenas cerca de 3 a 4 milímetros e, na grande maioria dos casos, torna-se praticamente imperceptível.
Uma vez feito o acesso à estrutura óssea e cartilaginosa do nariz, são realizadas manobras visando o afinamento e levantamento da ponta nasal, redução do dorso, entre outras possibilidades que serão indicadas e discutidas com o paciente em cada caso.
O curativo é feito com uso de material rígido como plástico moldável ou camada de gesso, imobilizados com esparadrapos, no sentido de manter inalterada a posição e forma obtidas na cirurgia. Ocasionalmente é necessário de deixar ao final do procedimento um tampão de gaze nas cavidades nasais.
PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar e respeitar. A qualidade da pele do nariz também poderá interferir no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face e expectativas do paciente. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas respiração e olfato, que precisam ser respeitadas.
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Na maioria dos casos é utilizada a anestesia geral. Em casos específicos pode-se optar pela anestesia local associada à sedação.
QUAL A DURAÇÃO DA CIRURGIA?
O procedimento dura de 2-3 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
QUAL O TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO?
Entre 12 a 24 horas, dependendo do tipo de anestesia e levando-se em conta sempre o conforto e a segurança do paciente.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos significativos. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. Quando utilizado, o tampão nasal de gaze é retirado após 24 a 48 horas. O curativo rígido permanece por 7 dias. Na sequência, mantém-se o uso de esparadrapos diretamente sobre a pele por mais 14 a 21 dias, com a finalidade de proteção e contenção do inchaço.
Recomenda-se que no primeiro dia após a cirurgia o paciente permaneça em repouso. Deve- se dormir sempre com a cabeça discretamente elevada do leito, mantendo-se com a face voltada para cima e nunca lateralmente, para não encostar o nariz no travesseiro.
É possível retomar a maioria das atividades entre 7 e 10 dias, exceto exercícios físicos, que são liberados após algumas semanas. Qualquer atividade, principalmente esportiva, que possa implicar em contato direto ou traumatismos sobre o nariz deve ser evitada por pelo menos 2-3 meses, uma vez que a cicatrização da estrutura óssea nasal é bastante lenta.
O uso do protetor solar é obrigatório após liberação médica, assim como o cuidado em não tomar sol e não usar óculos imediatamente após a cirurgia.
O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Na 1ª fase, logo após a retirada do curativo imobilizante, apesar de corrigidos os vários defeitos estéticos do nariz original, ele se caracteriza pelo edema (inchaço) e endurecimento.
Ao final de 30 dias, o inchaço das pálpebras está praticamente resolvido. O inchaço do nariz melhora de forma significativa, ficando mais restrito à ponta nasal. Com 3 meses o nariz tem boa apresentação. No entanto, uma ideia mais exata do resultado final poderá ser observada entre 6 a 12 meses após a cirurgia.
Alguns pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, mas há outros que ultrapassam este período.
COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?
A rinoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias funcionais do nariz. No pós-operatório inicial da rinoplastia é comum haver uma pequena dificuldade respiratória, que se deve, geralmente, ao edema (inchaço) presente nesta fase. Com o decorrer do tempo, a função respiratória tende a se normalizar.
As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.
