
Cirurgia pós grande perda ponderal
A obesidade tem se tornado um problema cada vez mais frequente e a cirurgia bariátrica é a única forma de tratamento reconhecidamente eficaz para a obesidade severa.
O procedimento promove a perda de peso, com resultados duradouros e satisfatórios.
Após a perda acentuada de peso, restam áreas de excesso de pele que devem ser corrigidas através de procedimentos cirúrgicos, devolvendo ao paciente melhor aspecto estético e maior bem estar.
O paciente precisará submeter-se a diversas cirurgias, de acordo com suas queixas: abdominoplastia, mamoplastia, lifting corporal, braquioplastia, cruroplastia e ritidoplastia.
Qualquer cirurgia a ser realizada em pacientes previamente submetidos à cirurgia bariátrica tem como pré-requisito a estabilização do peso. Variações importantes do peso no pós-operatório tendem a prejudicar os resultados cirúrgicos.
A data para a realização da cirurgia reparadora varia de pessoa para pessoa. Geralmente é realizada entre 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica ou 6 meses após a estabilização do peso.
A ansiedade neste período é muito grande porque, com a redução do peso, a flacidez torna-se cada vez mais evidente, com grandes alterações do contorno corporal.
Além disso, é necessária uma avaliação metabólica e do estado nutricional, pois são alterações frequentes no pós-operatório da cirurgia bariátrica.
As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.
