Otoplastia

A otoplastia é a cirurgia para a correção de orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas de abano”
Essa condição é caracterizada pelo aplainamento das curvaturas naturais da orelha e pelo aumento da sua distância em relação à cabeça.
Apesar de não prejudicar a função de audição, esta alteração provoca em muitos desconforto estético. 




Perguntas frequentes

EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA A CIRURGIA?
Para submeter-se a otoplastia é necessário aguardar o desenvolvimento completo da orelha, que se dá aos 7 anos de idade. 

COMO É A CIRURGIA? 
A correção das orelhas proeminentes é realizada através de uma incisão localizada na parte de trás da orelha, o que faz com que as cicatrizes fiquem ocultas. Através dessa incisão, uma série de manobras são realizadas sobre a cartilagem auricular como pontos modeladores, raspagem e redução de algumas de suas partes quando necessário, conferindo formato mais natural. 
O objetivo é formar as curvaturas naturais da cartilagem, que estão mais “apagadas” na orelha proeminente, bem como aproximar a orelha da face lateral da cabeça.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Em crianças maiores e em adultos, anestesia local associada ou não à sedação. Em crianças menores é necessária anestesia geral.

QUAL A DURAÇÃO DA CIRURGIA? 
O procedimento dura de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

QUAL O TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO? 
O procedimento é realizado em regime ambulatorial e o paciente permanece no hospital normalmente apenas até a completa recuperação da sedação. No caso de anestesia geral, internação de 12-24 horas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO? 
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos significativos. A dor local é geralmente de pequena intensidade e controlada com analgésicos. É necessário o uso de faixa elástica para manter a posição das orelhas operadas, além de evitar a manipulação brusca e traumatismos na região. A orelha permanece inchada e pode apresentar vermelhidão local por alguns dias.

AS ORELHAS FICARÃO IDÊNTICAS?
É sempre importante lembrar que o ser humano não é simétrico e que há diferenças entre um lado e outro do corpo. Partindo deste principio, as orelhas podem apresentam diferenças entre si que a otoplastia não conseguirá resolver.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.