Lipoaspiração e lipoenxertia

Atualmente a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. O procedimento possibilita a diminuição da gordura localizada tanto em homens quanto em mulheres, com melhor definição do contorno corporal. 
As regiões do corpo onde a gordura tende a se acumular são abdome, flancos (ao lado da cintura), dorso, quadril (culote), coxas e braços.
É muito importante compreender que o objetivo da lipoaspiração não é o emagrecimento. O candidato ideal para a lipoaspiração é aquele que apresenta gordura localizada e que não melhora mesmo com a reeducação alimentar e prática regular de atividades físicas.
A gordura lipoaspirada pode ser utilizada para melhorar o contorno e o volume de outras regiões do corpo, através da lipoenxertia.


Perguntas frequentes

COMO É A CIRURGIA? 
A lipoaspiração consiste na introdução de uma cânula metálica no subcutâneo que, ligada a um aparelho de fazer vácuo, aspira a gordura. À medida que a cânula é movimentada no interior da zona de acúmulo de gordura, essa é absorvida para dentro da cânula e retirada do subcutâneo. A gordura aspirada pode ser enxertada em outras áreas para melhorar o contorno corporal.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Ela é indicada para retirar acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do organismo. É consenso que o volume total de gordura a ser retirado por sessão não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal ideal.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Pode-se optar tanto pela anestesia geral quanto pela anestesia peridural associada à sedação.

QUAL A DURAÇÃO DA CIRURGIA? 
O procedimento dura de 2 a 4 horas, dependendo da extensão das áreas a serem tratadas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

QUAL O TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO? 
Em torno de 24 horas, sempre levando-se em consideração o conforto e segurança do paciente.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO? 
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos significativos. A dor não costuma ser intensa e é controlada com uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
É necessária a utilização de malha elástica compressiva, a qual será mantida por aproximadamente 60 dias. A meia elástica também deve ser utilizada em casa por pelo menos 7 dias. 
É permitida e incentivada a caminhada precoce e cuidadosa, limitada inicialmente ao ambiente doméstico. Exercícios físicos devem ser evitados por pelo menos 2 meses, sendo liberados durante o acompanhamento pós-operatório de acordo com a evolução do paciente. 

QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente, haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Entretanto, os “quilos” retirados não definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantém com as demais. A avaliação detalhada da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização permitem-nos otimizar o resultado.

A LIPOASPIRAÇÃO DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e são planejadas para ficar o menos visível possível. As cicatrizes serão permanentes e modificam-se com o decorrer do tempo. 

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.