História da Cirurgia Plástica
- Por igor ferreira
- •
- 06 set., 2017
- •
Desde a antiguidade, o ser humano sente necessidade de corrigir imperfeições em seu corpo. O termo "Plástica" vem do Grego "Plastikos" que significa moldar, dar forma. É isso o que a Cirurgia Plástica procura: dar nova forma aos tecidos.
A especialidade, que é única, abrange ampla gama de procedimentos que visam a reparação de imperfeições e defeitos congênitos ou adquiridos, melhorando as funções e a aparência do corpo humano.
Os primeiros relatos documentados sobre cirurgia plástica que se tem notícia encontram-se no Papiro de Ebers, cerca de 3500 a.C. Sushruta, em 2000 a.C., relatou em um compêndio misto entre o sagrado e o científico importantes descrições sobre reconstruções de narizes mutilados por questões religiosas. E ainda hoje são empregadas essas técnicas para reconstrução nasal.
Na antiga Roma, Celsus aborda métodos reparadores para nariz, lábios e orelhas com retalho de pele retirados das adjacências. Já na Grécia, Hipócrates descreveu inúmeros procedimentos relativos à Cirurgia Plástica como cuidados com curativos.
Durante a idade média, a história da cirurgia plástica ficou estagnada. Por motivos religiosos, as cirurgias eram proibidas.
No século XVI um novo impulso foi dado com o trabalho de Gaspare Tagliacozzi, médico italiano, descrevendo cientificamente a reconstrução de nariz. Mas, somente a partir do século XIX que a especialidade passou a ser reconhecida como importante ramo da cirurgia.
O século XX foi marcado pela grande explosão da cirurgia plástica, que se converteu em interesse social e humanista. As duas grandes guerras mundiais possibilitaram aos cirurgiões que atuavam na fronte de batalha adquirir uma vasta experiência em reparações de feridos.
No Brasil, diversos cirurgiões foram responsáveis pelo desenvolvimento da especialidade. Médicos como Ivo Pitanguy e Ricardo Baroudi deram projeção internacional à cirurgia plástica brasileira.
Hoje, a cirurgia plástica é reconhecida como um dos mais importantes ramos da Medicina, atingindo elevada significância ao melhorar a qualidade de vida de milhares de pacientes.

