Cicatrizes inestéticas

Após uma cirurgia  sempre haverá uma cicatriz, que será permanente. Todos os esforços serão feitos para torná-la o menos evidente possível. 
A colaboração plena do paciente, através do seguimento das instruções dadas pelo cirurgião, no pós-operatório, é de grande importância na obtenção do resultado.
A cirurgia de correção de cicatriz visa minimizar a cicatriz, de modo que essa fique mais uniforme com o tom da pele e a textura adjacente. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.

Perguntas frequentes

O QUE É CORREÇÃO DE CICATRIZ? 
Correção cicatricial é a cirurgia plástica realizada para melhorar a condição ou a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. Os diferentes tipos de cicatrizes incluem:
  • Descoloração, irregularidades da superfície e demais cicatrizes mais sutis podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Esses tipos de cicatrizes não prejudicam a função nem causam desconforto físico.
  • Cicatrizes hipertróficas são aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Essas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis e podem tornar-se maiores ao longo do tempo. Elas podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).
  • Quelóides são maiores que as cicatrizes hipertróficas. Essas cicatrizes podem ser dolorosas ou com prurido. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida ou incisão inicial, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura como: face, pescoço,  orelhas, tórax e ombros.
  • Contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura. As contraturas também podem se formar sobre as articulações, restringindo o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço.
O tipo de cicatriz que você tem irá determinar as técnicas adequadas que o cirurgião plástico irá usar para suaviza-la.

CIRURGIA É O ÚNICO TRATAMENTO EXISTENTE?
Não. Existem vários tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos que visam a melhora das cicatrizes, sendo muitas vezes necessário associar algumas dessas técnicas.

QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Na maioria das vezes é utilizada anestesia local associada ou não à sedação.

QUAL A DURAÇÃO DA CIRURGIA? 
O procedimento dura de 30-120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

QUAL O TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO? 
O procedimento é realizado em regime ambulatorial. O paciente permanece no hospital normalmente apenas até a completa recuperação da sedação. 

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO? 
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos significativo. A dor não costuma ser intensa e é controlada com uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.