Toxina botulínica

Rugas dinâmicas são aquelas que surgem em decorrência da ação dos músculos sobre a pele como, por exemplo, as da região peri-orbitária (“pés-de-galinha”) e da região frontal (rugas da testa, acentuadas pela elevação das sobrancelhas). A toxina botulínica é indicada para o tratamento de rugas dinâmicas que surgem com o tempo na face e no pescoço.  
As rugas estáticas, que são aquelas visíveis mesmo com a musculatura da face em repouso, sofrem pouca alteração com a aplicação de toxina botulínica e requerem tratamentos complementares.


Perguntas frequentes

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?
É uma neurotoxina produzida por uma bactéria. Essa toxina, usada em doses adequadas e aplicadas criteriosamente, determinam a paralisação temporária dos músculos faciais, impedindo que os impulsos elétricos do cérebro cheguem a eles. 

EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA COMEÇAR A APLICAÇÃO DE TOXINA?
Não existe uma idade ideal, mas sim a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença de rugas estáticas e dinâmicas e, geralmente, ocorre após a segunda década de vida.

ONDE É REALIZADA A APLICAÇÃO? 
A aplicação da toxina botulínica é realizada no próprio consultório e dura aproximadamente 20 minutos. 

A APLICAÇÃO DÓI?
Dor é um sentimento subjetivo, variando de paciente para paciente. Em geral, o procedimento é praticamente indolor. Além disso, diversos recursos como anestesia tópica e distração vibratória são utilizados para minimizar o desconforto.

QUAIS SÃO AS CONTRA-INDICAÇÕES?
Apesar de pouco comuns, há situações que contraindicam o uso da toxina botulínica. São elas:
  • Doenças neuromusculares: Síndrome de Eaton Lambert, Miastenia Gravis;
  • Uso de antibióticos aminoglicosídeos: gentamicina, estreptomicina, amicacina (contraindicado durante o período de uso do medicamento);
  • Outros medicamentos: D-penicilamina, cloroquina, hidroxicloroquina, ciclosporina;
  • Gravidez e amamentação;
  • Alergia à albumina;
  • Infecção no local da aplicação.

COMO É O PÓS-PROCEDIMENTO? 
Geralmente o pós-procedimento não apresenta desconfortos significativos. A dor não costuma ser intensa e é controlada com uso analgésicos. Após o procedimento recomenda-se não abaixar a cabeça por 4 a 6 horas, não massagear ou pressionar as áreas tratadas e evitar esforços físicos por 24 horas.

QUANDO INICIA O EFEITO DA TOXINA?
Os efeitos iniciais da toxina começam a ser observados em aproximadamente 48-72 horas e seu efeito máximo ocorre entre 15 e 21 dias, quando se recomenda avaliação pós-tratamento.

QUAL O TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO DO EFEITO? 
A duração do efeito da toxina botulínica é de aproximadamente 4 meses, podendo apresentar variações para mais ou para menos em cada caso.

APÓS A PRIMEIRA APLICAÇÃO DE TOXINA BOTULÍNICA É OBRIGATÓRIO CONTINUAR O TRATAMENTO?
Não há obrigatoriedade. Às pacientes é sugerida a reaplicação da toxina a cada 6 meses, pois os benefícios do tratamento contínuo são potencializados e o resultado ganha maior evidência. O fato de não reaplicar a toxina não gera flacidez na pele, apenas faz com que os músculos voltem a contrair.

A TOXINA PODE SER UTILIZADA APENAS NO TRATAMENTO DE RUGAS?
Não. A toxina é utilizada também no tratamento de sudorese excessiva em axilas, palma da mão, planta do pé e couro cabeludo. Também pode ser utilizada no tratamento de enxaqueca, estrabismo, bruxismo e rosácea. Diversos estudos estão em andamento propondo novos usos pra essa medicação.

As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nessa será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.