
Bichectomia
É uma cirurgia indicada para melhorar o contorno do rosto em pessoas que apresentam um aumento ou saliência da gordura da bochecha, conhecida como “bola de Bichat”.
O procedimento resulta em rosto mais fino, com maior definição entre a região malar (“maçã do rosto”) e a linha da mandíbula.
Pode ser realizada através de um corte interno na boca, com cerca de 1-2cm. Portanto a cicatriz não fica aparente.
Apesar da aparente simplicidade da técnica, não deve ser realizada por profissionais não-especializados, uma vez que pode levar a sérias complicações, incluindo paralisia facial e ruptura de ductos da saliva.
Perguntas frequentes
EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA A CIRURGIA?
Para submeter-se a bichectomia é necessário aguardar o desenvolvimento completo da face, que se dá ao final da adolescência.
COMO É A CIRURGIA?
A cirurgia é feita por uma incisão interna (dentro da boca), com cerca de 1-2cm. Portanto a cicatriz não fica aparente.
QUAL A ANESTESIA UTILIZADA?
Na maioria dos casos é utilizada a anestesia local associada ou não à sedação.
QUAL A DURAÇÃO DA CIRURGIA?
O procedimento dura de 60-90minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.
QUAL O TEMPO MÉDIO DE INTERNAÇÃO?
Entre 12 a 24 horas, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente o pós-operatório não apresenta desconfortos significativos. A dor não costuma ser intensa e é controlada com analgésicos e anti-inflamatórios. Devido a incisão intra-oral, é necessário ingerir apenas líquidos nos primeiros dias após a cirurgia.
Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas e insensibilidade de outras são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros.
Recomenda-se que o paciente permaneça em repouso. devendo dormir sempre com a cabeça discretamente elevada do leito.
É possível retomar a maioria das atividades entre 10-15 dias, exceto exercícios físicos que são liberados após algumas semanas.
O uso do protetor solar é obrigatório após liberação médica, assim como o cuidado em não tomar sol.
As informações expostas acima pretendem oferecer apenas uma visão geral do procedimento em questão, e em nenhuma maneira substituem a consulta médica. Nesta será discutido qual o procedimento mais adequado ao seu caso, bem como serão dadas as orientações de maneira individualizada.
